© Projeto Dacnis 2014
Todos os direitos reservados

PRESERVAÇÃO PESQUISA EDUCAÇÃO
Home A Mata Projetos Serviços A Equipe Imagens Publicações Parceiros Contato

                               

Comedouros, bebedouros, trilhas: tudo para observar animais na Dacnis


Estamos sediados em uma área de 131,6 hectares no Sertão das Cotias, longe do movimento das praias e das baladas mas a apenas 5 km da cidade. Nossa mata está sendo preservada, com numerosas espécies de flora nativa que atraem animais, muitos córregos e riachos, cachoeiras e uma área de alagado. Nossa lista de aves conta, atualmente, com 249 espécies, várias endêmicas à Mata Atlântica. Na parte superior da propriedade há trilhas georreferenciadas. Na parte mais baixa, estamos executando o levantamento de avifauna e mapeando as trilhas, a maioria aberta à visitação.














Se você é mais aventureiro e quer passar algum tempo dentro da floresta, pode percorrer as trilhas do Projeto Dacnis, sempre acompanhado por um membro da equipe. Se é observador de aves, pode trazer o seu guia ou deixar que organizemos isso para você. Nossos guias conhecem os pontos das trilhas onde é mais provável encontrar determinadas espécies de aves, e farão todo o possível para que você tenha uma experiência prazerosa, recompensadora e inesquecível.


Para passar mais tempo na mata, você pode, ainda, se hospedar conosco. Nossa casa-sede foi concebida para se integrar à mata que a cerca, e de todas as janelas e terraços você verá alguma coisa interessante. Ela tem duas suítes — a do térreo pode receber deficientes físicos —, com duas camas box cada, ducha quente (aquecimento solar ou, nas épocas em que viramos “Ubachuva”, um boiler), ventilador de teto e janelas com tela. Uma cozinha completa (geladeira com freezer, fogão, micro-ondas, cafeteira, filtro de água, etc.) está aberta 24 horas por dia para os hóspedes prepararem suas refeições, e uma churrasqueira também está à disposição deles. A diária inclui serviço de limpeza. Funcionamos nos moldes de um "birding lodge": situados no meio da mata, os hóspedes acordam com as aves e, frequentemente, saem em corujadas improvisadas ao ouvirem vocalizações lá fora.

Suíte do andar superiorTerraço no qual você pode tomar um café enquanto observa os comedourosCozinha equipada para uso dos hóspedes


Por estarmos tão isolados, a Telefônica ainda não levantou postes na área. Portanto, não temos telefone fixo ou conexão internet na sede. Há sinal de celular (em alguns pontos) Vivo e Claro.


A conservação da floresta e da fauna e a segurança dos visitantes são fundamentais para nós. Por isso, nos moldes de muitos parques e reservas mundo afora, temos um conjunto de normas que pedimos que sejam seguidas nas trilhas para o bem-estar de todos. Por favor leia-as aqui: uso das trilhas.



SERVIÇOS E TURISMO DE CONTEMPLAÇÃO
Uma das trilhas do Projeto Dacnis

Você pode visitar o Projeto Dacnis por algumas horas para conhecer nossos projetos, ver
e fotografar o movimento
nos comedouros, bebedouros
e flores — passar tempo de qualidade em contato com
a natureza e saber um pouco
mais sobre a Mata Atlântica
e seus habitantes.



Ramphodon naevius, beija-flor-rajado Callithrix aurita, sagui-da-serra-escuro, se refestelando de mamão em um dos comedouros